Entre as características dos disléxicos podemos citar a
lentificação do processamento de informações, principalmente relacionadas à
leitura, escrita e interpretação de textos.
Isto se dá devido ao processo de leitura utilizado pelo
disléxico, que ativa áreas do cérebro não especializadas para esta função,
fazendo a ...tarefa ser um processo de decodificação não automatizado, o que
leva à lentificação da resposta e ao cansaço excessivo relatado por alunos com
dificuldades de aprendizagem em tarefas de leitura e escrita, principalmente as
mais demoradas como, por exemplo, as provas de vestibular.
Sendo assim como proceder em relação ao processo de seleção
utilizado pelas faculdades e universidades?
Já existe um consenso entre as principais instituições de
ensino do Brasil de que se deve dar ao disléxico condições diferenciadas por
ocasião do vestibular. E quais são estas condições?
A principal delas é um maior tempo para a realização da prova
(cerca de uma hora e trinta minutos a mais).
Esta condição é fundamental se levarmos em conta a diferença
apresentada pelos disléxicos em relação à velocidade de trabalho (na leitura e
escrita).
Além disso, é oferecido ao disléxico o direito de ter um ledor
à sua disposição. Este ledor, de preferência uma pessoa que tenha bom
conhecimento do distúrbio, realiza a leitura da prova para o aluno e este, com
este recurso, processa a informação mais rapidamente e registra sua resposta. O
ledor não interfere nesta escolha.
Este assistente de prova pode ainda revisar as anotações na
folha de resposta, pois como no quadro da dislexia existe uma dificuldade de
atenção, o aluno poderia marcar a resposta certa no caderno e transcrever de
forma errada para a folha de respostas (que é a que realmente conta para a
apuração). O assistente faria então a conferência da transcrição. Vale lembrar
que além da dislexia é frequente coexistir o quadro de Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade , tornando ainda mais necessária essa revisão da folha
de respostas.
O ledor pode ainda ser auxiliar na redação (um dos maiores
obstáculos para o disléxico numa prova de vestibular). Umas das formas de
auxiliar neste momento é o aluno elaborar a redação e ditar para o ledor
escrever. A nota ponderada também pode ter critério diferenciado.
Há universidades que disponibilizam ainda o uso de
calculadoras. Vamos explicar...
Uma vez que os disléxicos encontram dificuldade em decorar, são mais lentos em realizar operações matemáticas, pois fazem o roteiro completo das tabuadas para cada conta que fazem (o que, é claro, leva muito mais tempo). E ainda existe a questão da interpretação do enunciado, que pode levar tempo (lembre-se que o texto precisa ser decodificado).
Uma vez que os disléxicos encontram dificuldade em decorar, são mais lentos em realizar operações matemáticas, pois fazem o roteiro completo das tabuadas para cada conta que fazem (o que, é claro, leva muito mais tempo). E ainda existe a questão da interpretação do enunciado, que pode levar tempo (lembre-se que o texto precisa ser decodificado).
Essas condutas diferenciadas não colocam os disléxicos em
melhores condições do que os demais alunos ao acesso à universidade, mas os
colocam em condições de igualdade, considerando suas (dos disléxicos)
necessidades diferenciadas para expressarem os conhecimentos adquiridos.
Pode-se observar que estas condições e possibilidades têm feito
muita diferença em relação à autoestima das pessoas com dificuldades de
aprendizagem, colocando-os aptos a galgarem posições que de outra forma talvez
não pudessem alcançar.
O valor do profissional disléxico já tem despertado o interesse
inclusive de grandes empresas que também estão oferecendo estas mesmas condições
diferenciadas aos disléxicos que participarem de concurso público para ingresso
nos quadros de funcionários.
A ABD – Associação Brasileira de Dislexia tem profissionais
capacitados que têm exercido esta função de ledor ou assistente nas provas de
vestibular e concurso público ou orientado as instituições de ensino e empresas
interessadas.
É importante citar que estas condições diferenciadas devem ser
solicitadas pelos interessados por ocasião de inscrição para o vestibular ou
concurso público, além de apresentarem laudo conclusivo constando o diagnóstico
de dislexia realizado por equipe multidisciplinar especializada.
Por:Maria Inez Ocanã De Luca, Psicóloga - Pós-graduada em
Aprendizagem com foco em saúde
Mestre em Psicologia da Saúde, Especializada em Neuropsicologia
inez.deluca@dislexia.org.br
Fonte: http://www.dislexia.org.br/material/artigos/artigo034.htmMestre em Psicologia da Saúde, Especializada em Neuropsicologia
inez.deluca@dislexia.org.br
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