terça-feira, 2 de junho de 2009

ADOLESCÊNCIA E PREGUIÇA ( continuação)


Disciplina :Um comportamento que colabora com a preguiça na hora de encarar tarefas escolares e/ou domésticas é a falta de exigência de pais e educadores quando o assunto é responsabilidade. A responsabilidade não foi ensinada a eles desde a infância. E mesmo que tenha sido ensinada, nesse momento deve ser cobrada e exigida. Com a falta do 'senso responsável', os adolescentes acabam buscando o prazer imediato. Uma grande maioria de adolescentes, dizem ter preguiça de fazer tarefas domésticas - enquanto um número maior ainda nunca têm preguiça de namorar , de ficar na internet ou de comer.
Os adolescentes devem ter consciência de que é necessário ter responsabilidade, disciplina e organização em sua vida. Os pais podem ajudá-los propondo uma rotina de atividades com horários para fazer a lição de casa e para ajudar nas tarefas domésticas. Os filhos podem ajudar, por exemplo, a lavar a louça e a arrumar o quarto. Também devem cooperar para manter a casa em ordem, como estender a toalha molhada no banheiro e não jogar tênis e roupas em qualquer lugar. A idéia de que a liberdade é a melhor resposta em todas as situações faz com que os pais se tornem permissivos com os desejos dos jovens para compensarem suas ausências. Às vezes também pode ser uma forma dos pais fugirem dessa tarefa tão difícil que é educar.

Limites: A falta de limites na educação dos adolescentes é devido a vários fatores:
falta de valores morais da sociedade, a ausência dos pais na vida das crianças e o medo que os pais têm com relação aos traumas que poderão provocar nos filhos caso eles sejam mais enérgicos na educação.
A idéia de que a liberdade é a melhor resposta em todas as situações faz com que os pais se tornem permissivos com os desejos dos jovens para compensarem suas ausências. Às vezes também pode ser uma forma dos pais fugirem dessa tarefa tão difícil que é educar.
Não basta criar rotinas de atividades em casa. Os pais precisam impor limites para seus filhos. Os limites devem ser menos rígidos do que na infância, mas os adolescentes ainda necessitam disso. Pais que criam "reizinhos mandões" os deixam sem resistência.

Estudos : Para evitar a preguiça na escola, o melhor remédio é acompanhar o desempenho escolar e as notas (avaliações escolares). Dessa forma, os pais podem ajudar os adolescentes a refletir sobre o que estudaram e mostrar que existe um lado encantador em aprender. A participação e colaboração dos pais é importante para que o adolescente também valorize a escola.Se as notas caírem, o ideal é interferir e exigir que o filho estude mais. Também devem exigir da escola aulas de boa qualidade.


Projetos Pedagógicos: A motivação para estudar também deve vir da própria escola. Projetos pedagógicos bem executados e boas condições de ensino e aprendizagem levam os alunos a se interessar mais pela vida escolar. Aulas dinâmicas e cheias de bons desafios prendem a atenção dos adolescentes. Aulas monótonas podem causar tédio e preguiça nos alunos.

Nenhum comentário: