sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Criança X Comportamento Forte


Nenhuma faculdade nos ensina como educar nossos filhos, mas estamos sempre em busca de novas estratégias de tentativas e erros para sermos bons pais. Infelizmente, com uma criança de temperamento forte não há tempo para errar e quando isso acontece vem a frustração, a falta de apoio e de recursos para lidar com a situação.

Precisamos entender os fatores que contribuem para o comportamento forte das crianças, assim teremos condições de alinhar as mudanças necessárias para tratar tal comportamento indesejado.

Primeiro vamos entender o que é comportamento forte. Normalmente essas crianças apresentam um perfil de independência, que é um ponto positivo, pois são mais assertivas, determinadas, confiantes, persistentes, espontâneas, hiperativas e emotivas, por outro lado, para os pais essa criança é teimosa, questionadora e desafiadora. Esse comportamento pode entrar em conflito com o que, você como pai, acredita ser o melhor para seu filho.

Então por que meu filho está cada vez mais rebelde?
Muito da maneira como a criança se comporta foi aprendido por meio de interação com os outros, ou seja, foi estabelecido um comportamento, tanto adequado como inadequado.

A primeira habilidade que os pais devem aprender é dar atenção, sem fazer nenhuma crítica, nem dar ordens. Essa habilidade vai ajudar a melhorar o comportamento forte de seu filho e ele vai sentir que você está interessado nas coisas positivas que ele faz, ficando mais disposto a colaborar com você.

Depois da atenção vem a recompensa, isso destina-se a mostrar a seu filho que você aprova o que ele esta fazendo. As recompensas não substituem a atenção, em outras palavras, você ainda deve dar atenção para o comportamento positivo e recompensar com um elogio. Mas existem também as recompensas físicas, como por exemplo, um toque no ombro ou um forte abraço.
Se o comportamento inadequado persiste, aprenda a ignorar. Elogie os comportamentos adequados e ignore os inadequados, como escândalos, choramingos e exigências de atenção desnecessária. Remova toda sua atenção, mas volte-se imediatamente assim que tal comportamento se extinguir e comece a dar-lhe atenção e recompensar pelo bom comportamento.
Dar ordens exige eficiência, caso contrário serão inefetivas.
Ordens efetivas vão eliminar a confusão da cabeça da criança e vai aumentar a probabilidade de obediência.

Estes são alguns componentes para um bom resultado:


Atraia a atenção de seu filho olhando nos olhos, use voz firme, mas não fale alto nem seja grosseiro, dê ordem simples e específica, usar gestos como apontar ajuda muito, use ordens positivas como “faça isso” em vez de “não faça isso”, recompense a obediência e pense antes de dar ordens.

O mais importante em todo o processo de educação é o amor e o quanto você quer ajudar nesse relacionamento com seu filho. Incentive os interesses e a capacidade da criança, deixe que assuma mais risco, dê algumas responsabilidades, não exija perfeição, nunca faça promessas que não poderá cumprir, fique mais com seu filho e aceite como ele é.


Marjori Lotuf0 ( Psicóloga)

Nenhum comentário: