sábado, 22 de outubro de 2011
Brinquedos - Que agradam e fazem bem
Comprar brinquedos não é uma tarefa das mais simples. Além da qualidade e segurança, o produto precisa agradar ao pequeno consumidor. A escolha de um brinquedo exige alguns cuidados que devem levar em consideração o gosto, o interesse, a habilidade e a limitação infantil. Prefira os mais educativos, capazes de estimular a coordenação motora, a inteligência, a afetividade e a socialização. Todas as suas partes devem ser maiores do que o pulso da criança para prevenir o sufocamento.
De acordo com a psicóloga clínica Fernanda Sartorelli Garcia, o brinquedo é a porta de entrada do adulto no mundo dos pequenos. "Mesmo em tratamento, as brincadeiras e os brinquedos nos auxiliam na aproximação com as crianças que apresentam qualquer tipo de problema emocional. Com esta ferramenta, elas conseguem visualizar melhor o mundo real e expressar sentimentos", explica a psicóloga. Presentear uma criança com brinquedos que sejam muito superior ou muito inferior à idade correspondente pode ser inadequado e até causar lesões.
A escolha mais adequada:
Recém-nascido até os 09 meses
É a fase em que as crianças vão, pouco a pouco, descobrindo a cor, o som e a forma das coisas. Elas devem ser estimuladas com brinquedos macios e bastante coloridos, pois este será o início de uma etapa preparatória de desenvolvimento motor. Os brinquedos devem ser leves, resistentes, sem quinas ou pontas, antialérgicos, ter sons agradáveis e não soltar tinta nem pequenas partes. Algumas dicas são: brinquedos para o banho, animais de pelúcia sem olhos ou nariz de botão, móbiles e chocalhos.
09 a 12 meses
Os brinquedos com texturas, formas e tamanhos diferentes trazem para estas crianças um desenvolvimento bastante satisfatório nos aspectos de coordenação motora, noção de conceitos quantitativos básicos e, principalmente, na aquisição dos sentidos sensoriais iniciais, como tato, audição e visão. Os mais adequados incluem tapetes de atividade, livros de pano, bonecos macios ou blocos de madeira ou plástico de tamanho grande.
01 a 03 anos
Crianças desta idade são curiosas e sem noção de perigo, elas testam e experimentam todas as possibilidades de brincar. Gostam de escalar, pular, atirar objetos e empurrar. A preocupação da família se volta para o cuidado no manuseio dos brinquedos. Porém, os pais não devem afastá-las destes perigos, mas sim orientá-las, com atenção redobrada. Estas brincadeiras podem ser aproveitadas para trabalhar limites, concentração e atenção das crianças. Você pode abusar de livros, blocos, jogos de encaixar, abrefecha, bolas, brinquedos que imitam painel de automóveis, telefones de brinquedo, brinquedos de forma, jogos com peças de montar e bonecos mais robustos.
03 a 05 anos
Estas gostam de testar sua força física, além de jogos de experimentação ou aqueles que imitam as atividades das crianças mais velhas ou dos pais. É a fase do faz-de-conta. Nesta etapa, as crianças começam a ter noções do que é real e do que é abstrato, porém esta divisão entre o concreto e o subjetivo ainda é bastante primária e deve ser estimulada para que a criança não pule etapas em seu desenvolvimento. Brinquedos adequados incluem material de artes não tóxico (tintas, massa de modelar, entre outros) vídeos, livros de história, instrumentos musicais, quadro negro e giz, martelo e bancada, brinquedos de casa (vassoura, fogão, carrinho de feira), brinquedos de transporte (triciclos, carros, caminhões), karaokê infantil, fantasias, utensílios para chá, balanço e caixa de areia.
05 a 07 anos
Aqui começa a fase mais criativa e fisicamente mais ativa. As brincadeiras em grupo ganham importância e elas já sabem escrever, fazer artesanato, artes e usar brinquedos mecânicos simples como trens e carros. As dicas são os materiais de artesanato, corda de pular, marionetes, livros, bicicletas, bolas, tabela de basquete e trava para gol.
07 a 09 anos
Os jogos de raciocínio e memória adaptam-se às crianças desta idade, que dominam sua capacidade motora e inventam regras. Brinquedos mais indicados são os jogos de visualização, os quebra-cabeças, patins e equipamentos esportivos.
09 a 12 anos
Estas crianças já têm "vontades" e gostam de desenvolver hobbies e atividades científicas. Procure observar as preferências da criança, antes de comprar um presente. Um violão não irá agradar a um aficionado por jogos eletrônicos. Presentes apropriados incluem computador, microscópio, jogos de mesa e de tabuleiro, equipamentos para esportes coletivos.
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