sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Falar: Quando e como?



A fala está diretamente ligada ao entendimento de conversas. Ouvindo ao que outras pessoas falam a criança vai aprendendo nomes de objetos, como pronunciar e aos poucos vai aprendendo à colocar palavras juntas, montando frases.
No comecinho, os bebês aprendem à produzir sons, depois eles aprendem à dar sentido aos sons, como mama e papa lá pelos 9 ou 10 meses de vida. E com um ano de vida, ele está realmente tentando imitar aos sons ao seu redor - você provavelmente já o viu conversando em algum canto alguma coisa que ele consegue entender. Agora vem um período de crescimento extraordinário, você vai começar à presenciar como o seu toddler começa à falar umas poucas palavras e aí começa a fazer perguntas e a te dar instruções e contar pequenas estórias que ele mesmo inventou.
12 - 18 meses
Por volta de seu primeiro aniversário, a criança está sabendo falar entre uma ou cinco palavras e sabe exatamente o que elas significam. Por volta de 14 meses de vida, esse vocabulário pode crescer até 7 palavras e algumas crianças podem falar até 20 "palavras"(a pronúncia é deficiente) nessa idade. Muitas vezes aó elas mesmas entendem e alguém que está mais tempo com elas. A criança pode até mudar a tonalidade de sua voz quando é uma pergunta o que ela está tentando dizer.
Essa idade é fantástica! A criança está descobrindo a importância das palavras para sua comunicação e receber respostas às suas necessidades. Até que ela aprenda mais palavras ela vai estar combinando sons com gestos na tentativa de mostrar o que ela quer. Na verdade, a grande maioria dos gestos agora são bem claros e não é difícil de entender o que a criança está querendo dizer ou onde ela está querendo ir.
Você poderá notar que ela cobre o rosto quando está com vergonha ou bate na mesa quando está nervosa. Não se preocupe se ela se irritar se você não estiver entendendo à mensagem. Esse é um sinal de que ela está tentando fortemente passar uma mensagem adiante e se importa que você entenda a mensagem.
Por volta dos 16 meses de vida, a criança vai estar produzindo mais sons com consoantes. No começo podem ainda não ser palavras mas você vai poder notá-lo treinando aos poucos.
19 - 24 meses
Com dois anos de idade, a criança poderá estar entendendo até 200 palavras e falando por volta de 50 dessas palavras regularmente. Muitas dessas palavras serão nomes de objetos que ela usa ou brinca no dia-a-dia, como bola, carro e outras. Entre 18 e 20 meses, se alguém estiver ajudando e focalizando a criança para aprender a falar, ela poderá aprender uma nova palavra a cada 90 minutos. Durante essa fase ela poderá estar aprendendo à colocar duas palavras juntas montando pequenas frases.
À partir do segundo aniversário, a criança já poderá fazer frases usando três palavras e poderá também cantar. A sua auto estima está começando a amadurecer e a criança começa a expressar com a linguagem o que ela gosta ou não, o que ela quer ou não quer, o que ela pensa e sente. Nessa época ela vai usar bastante "eu" ou "mim" para falar de si mesma ou começará a usar o seu próprio nome. Muitas vezes elas podem se confundir com pronomes e vai procurar não usá-los.
25 - 30 meses

Agora a criança está com um vocabulário extenso. O volume da voz pode ainda estar meio fora de sintonia. Ela pode estar gritando sem ter a intensão. Ou falar muito baixo ao responder uma pergunta também tendo a intensão de falar normalmente. Com o tempo ela vai pegando o tom e entendendo porque alguém grita ou sussurra.
Ela também estará começando a entender melhor pronomes como Eu, Mim e Você.
Entre 2 e 3 anos, o seu vocabulário poderá ser de 300 palavras (mas ela poderá entender até 900 palavras). Suas frases agora poderão conter pronomes e verbos. Ele também começará a contar eventos que aconteceram no passado. Os verbos nem sempre estarão corretamente pronunciados mas ele está tentando.
31 - 36 meses

No seu terceiro ano de vida, a criança já será um conversador mais sofisticado. Ela será capaz de manter uma convesação e estará ajustando bem o seu tom de voz e seu vocabulário estará mais organizado.
Agora, outros adultos, incluindo estranhos, poderão entender claramente o que seu filho está falando.


Fonte: Familynet

Nenhum comentário: