Definida como um disturbio ou transtorno de aprendizagem na area da leitura, escrita e soletracao, a dislexia e o disturbio de maior incidencia nas salas de aula. Pesquisas realizadas em varios paises mostram que entre 05% e 17% da populacao mundial e dislexica. Como a dislexia e genetica e hereditaria, se a crianca possuir pais ou outros parentes dislexicos quanto mais cedo for realizado o diagnostico melhor para os pais, a escola e a propria crianca. A crianca podera passar pelo processo de avaliacao realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se nao houver passado pelo processo de alfabetizacao o diagnostico sera apenas de uma "crianca de risco". Havera sempre: *dificuldades com a linguagem e escrita ; *dificuldades em escrever; *dificuldades com a ortografia; *lentidao na aprendizagem da leitura; Havera muitas vezes : *disgrafia (letra feia); *discalculia, dificuldade com a matematica, sobretudo na assimilacao de simbolos e de decorar tabuada; *dificuldades com a memoria de curto prazo e com a organizacao; *dificuldades em seguir indicacoes de caminhos e em executar sequencias de tarefas complexas; *dificuldades para compreender textos escritos; *dificuldades em aprender uma segunda lingua. Havera as vezes: *dificuldades com a linguagem falada; *dificuldade com a percepcao espacial; *confusao entre direita e esquerda. Pre -Escola Fique alerta se a crianca apresentar alguns desses sintomas: *Dispersao; *Fraco desenvolvimento da atencao; *Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; *Dificuldade em aprender rimas e cancoes; *Fraco desenvolvimento da coordenacao motora; *Dificuldade com quebra cabeca; *Falta de interesse por livros impressos; O fato de apresentar alguns desses sintomas nao indica necessariamente que ela seja dislexica; ha outros fatores a serem observados. Porem, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atencao e/ou estimulacao. Idade Escolar Nesta fase, se a crianca continua apresentando alguns ou varios dos sintomas a seguir, e necessario um diagnostico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuizo emocional:· Dificuldade na aquisicao e automacao da leitura e escrita; *Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteracao (sons iguais no inicio das palavras); *Desatencao e dispersao; *Dificuldade em copiar de livros e da lousa; *Dificuldade na coordenacao motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginastica,danca,etc.); *Desorganizacao geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares; *Confusao entre esquerda e direita; *Dificuldade em manusear mapas, dicionarios, listas telefonicas, etc... *Vocabulario pobre, com sentencas curtas e imaturas ou sentencas longas e vagas; *Dificuldade na memoria de curto prazo, como instrucoes, recados, etc... *Dificuldades em decorar sequencias, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. *Dificuldade na matematica e desenho geometrico; *Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) *Troca de letras na escrita; *Dificuldade na aprendizagem de uma segunda lingua; *Problemas de conduta como: depressao, timidez excessiva ou o ‘’palhaco’’ da turma; *Bom desempenho em provas orais. Se nessa fase a crianca nao for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirao e irao permear a fase adulta, com possiveis prejuizos emocionais e consequentemente sociais e profissionais. Entao, como diagnosticar a dislexia? Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada. Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicologa, Fonoaudiologa e Psicopedagoga Clinica deve iniciar uma minuciosa investigacao. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangencia do processo de avaliacao, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnostico de dislexia. E o que chamamos de AVALIACAO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSAO. Outros fatores deverao ser descartados, como deficit intelectual, disfuncoes ou deficiencias auditivas e visuais, lesoes cerebrais (congenitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o dislexico ira apresentar prejuizos emocionais, mas estes sao consequencias, nao causa da dislexia). Neste processo ainda e muito importante: Tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o historico familiar e de evolucao do paciente. Essa avaliacao nao so identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatorio por escrito. Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante as particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso nao precisara de um tempo, para identificacao do problema, bem como tera ainda acesso a pareceres importantes. Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades do individuo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente. Os resultados irao aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrario do que muitos pensam, o dislexico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situacoes que possam ser associadas a vivencias concretas e aos multiplos sentidos. O dislexico tambem tem sua propria logica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente. Outro passo importante a ser dado e definir um programa em etapas e somente passar para a seguinte apos confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre retomando as etapas anteriores. E o que chamamos de sistema MULTISSENSORIAL e CUMULATIVO. FONTE: Ass. Brasileira de Dislexia |
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Dislexia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário