terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Como evitar ansiedade, insegurança e o desinteresse dos alunos em retornar às aulas?




O início das aulas pode ser marcado por sentimentos mistos, que vão da euforia, alegria e entusiasmo à insegurança, medo e desinteresse. Dessa forma, enquanto para alguns alunos surge a confortável e motivadora expectativa do reencontro com amigos e professores, para outros, esse momento do primeiro contato com a escola e com tudo que ela propõe pode gerar ansiedade e desinteresse.

Antes de qualquer coisa, é fundamental que pais e educadores tenham consciência de que após uma temporada sem compromissos e responsabilidades ligadas aos estudos, é natural que alguns estudantes se sintam “meio perdidos” e encontrem dificuldade para se adaptarem ao novo ritual. Assim sendo, a primeira semana de aula costuma ser um período de adaptação e readaptação, pois todos estão vindo de um ritmo de férias, no qual os horários tendem a ser mais flexíveis.

Nesse período é interessante que os pais aproveitem a oportunidade para conversarem com os filhos de maneira clara e abertamente. É importante dizer que, assim como eles retornam ao trabalho e às suas responsabilidades profissionais após as férias, visando a manutenção da produtividade, progresso e crescimento pessoal constante, os filhos também devem retornar à escola e às suas atividades, pois são atitudes que fazem a diferença e os preparam para a vida.


Fonte: Revista Fanzini

Nenhum comentário: