Analisar as dificuldades de aprendizagem no início da alfabetização não é uma questão fácil. Exige uma análise ampla, minuciosa e consciente do educador/professor. Os problemas escolares podem surgir de diferentes situações para cada aluno.
Muitas crianças, em determinados momentos das suas vidas sofrem muito na escola. Outras iniciam bem e depois passam a ter problemas. Essas em sua maioria sentem que não são compreendidas pelo professor ou não compreendem o que é transmitido dentro da sala, pois se dispersam com facilidade.
Em função desses problemas muitas coisas ruins podem acontecer na vida do aluno e prejudicar todo seu futuro.
Vários aspectos podem prejudicar a trajetória escolar de uma criança. Ela pode achar que a escola é um lugar perigoso, frio, assombroso, cheio de pessoas estranhas, que não tem nenhuma ligação com ela, nenhum parentesco, vínculo algum. A escola é um espaço cheio de novidades, com regras, atividades, e ela está habituada a fazer apenas o que tem vontade.
Há fatores que podem prejudicar e aumentar as dificuldades de aprendizagem, são eles: famílias desestruturadas, dificuldades econômicas, problemas cognitivos ou intelectuais, nível sociocultural baixo e problemas orgânicos (ordem física e/ou neurológica). Quanto à prática pedagógica, muitas das vezes o professor trabalha com atividades tediosas e sem graça. Esse é um dado que deve ser levado em consideração. Uma grande parte dos professores não está preparada para lidar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, e em vez de ajudá-los procurando cursos de aperfeiçoamento, buscam desculpas, como: aluno desinteressado, indisciplinado, desatento, entre outras.
Percebemos também que alguns professores comprometidos com a educação enfrentam dificuldade de algumas crianças apreenderem o que é ensinado, apesar dos esforços e recursos aplicados para promover a aprendizagem. É normal encontrarmos docentes que se angustiam diante da impossibilidade de fazer com seus alunos obtenham sucesso escolar.
Ensinar crianças com dificuldades de aprendizado não é uma tarefa fácil, requer do professor uma investigação minuciosa de como cada criança aprende. O professor deve estar a par das habilidades e fraquezas de cada criança em todos os aspectos, como: leitura, escrita, percepção, audição, visão e memória. Uma vez entendido como cada criança aprende, todos os tipos de atividades podem ser desenvolvidos de forma a ajudar a criança que possui dificuldades de aprendizado. Normalmente quando falamos de uma criança com problema de aprendizagem, referimo-nos a uma criança com inteligência mediana, sem problemas emocionais ou motores sérios e que pode ver e ouvir dentro dos parâmetros normais, porém, que ainda assim apresenta alguma dificuldade nas atividades habituais.
Pesquisas revelam que a maioria dessas crianças que apresentam dificuldades são meninos, que excedem as meninas em aproximadamente sete por um. Até o momento, não há nenhuma explicação para tal proporção. Estudos estão sendo realizados, porém, muitos acham que deve haver uma explicação ambiental e social para o problema. A maioria das dificuldades de aprendizado causa problemas com soletração ou linguagem escritas e outras com matemática.
Devemos ter em mente que a criança com dificuldade de aprendizagem é normal sob quase todos os aspectos. Nosso trabalho é enfatizar o máximo aquilo que é “normal” e ajudar a criança a descobrir seu potencial pleno.
A compreensão do processo de aprendizado e a adaptação de atividade apropriada ajudarão a alçarmos tal objetivo, não apenas com crianças com problemas de aprendizagem, mas com todas as crianças.
• Jogos e materiais educacionais variados e adequados ao nível de desenvolvimento da criança;
• Em pequenos grupos em sala, trabalhe de forma diversificada, com atividades diferenciadas;
• Elogie cada avanço da criança (estudos revelam que auto-estima é fator fundamental neste processo);
• Procure detectar quais as reais necessidades do grupo e trabalhe em cima disto;
• Vivencie com seus alunos todos os momentos em sala, é fundamental que o professor participe das atividades;
• Chame a família na escola, mostre a importância do acompanhamento escolar do filho;
• Monte sempre atividades atraentes e significativas. Lembre-se: seus alunos necessitam aprender de forma diferente.
Teresinha Borges
Muitas crianças, em determinados momentos das suas vidas sofrem muito na escola. Outras iniciam bem e depois passam a ter problemas. Essas em sua maioria sentem que não são compreendidas pelo professor ou não compreendem o que é transmitido dentro da sala, pois se dispersam com facilidade.
Em função desses problemas muitas coisas ruins podem acontecer na vida do aluno e prejudicar todo seu futuro.
Vários aspectos podem prejudicar a trajetória escolar de uma criança. Ela pode achar que a escola é um lugar perigoso, frio, assombroso, cheio de pessoas estranhas, que não tem nenhuma ligação com ela, nenhum parentesco, vínculo algum. A escola é um espaço cheio de novidades, com regras, atividades, e ela está habituada a fazer apenas o que tem vontade.
Há fatores que podem prejudicar e aumentar as dificuldades de aprendizagem, são eles: famílias desestruturadas, dificuldades econômicas, problemas cognitivos ou intelectuais, nível sociocultural baixo e problemas orgânicos (ordem física e/ou neurológica). Quanto à prática pedagógica, muitas das vezes o professor trabalha com atividades tediosas e sem graça. Esse é um dado que deve ser levado em consideração. Uma grande parte dos professores não está preparada para lidar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, e em vez de ajudá-los procurando cursos de aperfeiçoamento, buscam desculpas, como: aluno desinteressado, indisciplinado, desatento, entre outras.
Percebemos também que alguns professores comprometidos com a educação enfrentam dificuldade de algumas crianças apreenderem o que é ensinado, apesar dos esforços e recursos aplicados para promover a aprendizagem. É normal encontrarmos docentes que se angustiam diante da impossibilidade de fazer com seus alunos obtenham sucesso escolar.
Ensinar crianças com dificuldades de aprendizado não é uma tarefa fácil, requer do professor uma investigação minuciosa de como cada criança aprende. O professor deve estar a par das habilidades e fraquezas de cada criança em todos os aspectos, como: leitura, escrita, percepção, audição, visão e memória. Uma vez entendido como cada criança aprende, todos os tipos de atividades podem ser desenvolvidos de forma a ajudar a criança que possui dificuldades de aprendizado. Normalmente quando falamos de uma criança com problema de aprendizagem, referimo-nos a uma criança com inteligência mediana, sem problemas emocionais ou motores sérios e que pode ver e ouvir dentro dos parâmetros normais, porém, que ainda assim apresenta alguma dificuldade nas atividades habituais.
Pesquisas revelam que a maioria dessas crianças que apresentam dificuldades são meninos, que excedem as meninas em aproximadamente sete por um. Até o momento, não há nenhuma explicação para tal proporção. Estudos estão sendo realizados, porém, muitos acham que deve haver uma explicação ambiental e social para o problema. A maioria das dificuldades de aprendizado causa problemas com soletração ou linguagem escritas e outras com matemática.
Devemos ter em mente que a criança com dificuldade de aprendizagem é normal sob quase todos os aspectos. Nosso trabalho é enfatizar o máximo aquilo que é “normal” e ajudar a criança a descobrir seu potencial pleno.
A compreensão do processo de aprendizado e a adaptação de atividade apropriada ajudarão a alçarmos tal objetivo, não apenas com crianças com problemas de aprendizagem, mas com todas as crianças.
• Jogos e materiais educacionais variados e adequados ao nível de desenvolvimento da criança;
• Em pequenos grupos em sala, trabalhe de forma diversificada, com atividades diferenciadas;
• Elogie cada avanço da criança (estudos revelam que auto-estima é fator fundamental neste processo);
• Procure detectar quais as reais necessidades do grupo e trabalhe em cima disto;
• Vivencie com seus alunos todos os momentos em sala, é fundamental que o professor participe das atividades;
• Chame a família na escola, mostre a importância do acompanhamento escolar do filho;
• Monte sempre atividades atraentes e significativas. Lembre-se: seus alunos necessitam aprender de forma diferente.
Teresinha Borges
Um comentário:
Bom dia,na verdade eu gostaria de uma orientação. Eu quero fazer Pedagogia por me interessar nas crianças com dificuldades de aprendizado. Porém sei que a minha afinidade é por ter visto que passei por esse processo na minha infância.
Tendo esse grau de empatia, será que prejudicaria adquirir conhecimentos, ou até mesmo interagir com os alunos? obrigado.
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