segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como é o atendimento psicopedagógico clínico?

Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?

São utilizados recursos para a construção do conhecimento
     O tratamento deve estar voltado para a construção doconhecimento, e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos.  Opsicopedagogo tem informação para orientar pais eprofessores, ser o mediador de todo o processo e, assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo.
É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida.  A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”.  Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos deaprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.
Fonte:   Centro Psicopedagógico Apoio

2 comentários:

Vinicius disse...

Achei muito interessante o texto. Estou cursando Psicopedagogia Institucional, mas pretendo fazer posteriormente a parte Clínica. Inclusive encaminhei para meus colegas de curso o link do seu blog, então pode ser que você tenha novos seguidores.

Vinícius Santos (Autor e Administrador do Blog):
- http://xadrez-escolar.blogspot.com.br/
- http://jogos-regras-movimentos.blogspot.com.br/
-http://momento-musical-forever.blogspot.com.br/
- http://lojamariapimenta.blogspot.com.br/

Ana Carmen disse...

Olá Vinicius..agradeço o comentário e me coloco a disposição. Abraço