segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Transtorno ou Distúrbio de Aprendizagem?

O TRANSTORNO decorre de uma disfunção na região frontal do cérebro, que provoca perturbação na pessoa devido à falha na entrada do estímulo(SINAPSES) e da Integração de informações, comprometendo a atenção seletiva e gerando Impulsividade e dificuldade vísuo-motora. As respostas em tarefas que exigem habilidade de leitura e memória de trabalho são inibitórias. Com isso, esse quadro transtorna a vida da pessoa, em razão do evidente comprometimento comportamental.r
Por serem de origem interna, distúrbios e transtornos independem do desejo que o portador possa ter
de desempenhar atividades da forma que a família, a escola ou a sociedade esperam dele. Ele precisa, portanto, de ajuda especializada, para atingir os objetivos de desempenho social e acadêmico satisfatório...e  CONTRARIANDO ALGUMAS OPINIÕES, NEM TODAS AS PESSOAS ESTÃO FADADAS AO FRACASSO TUDO DEPENDE TAMBÉM DE ESTÍMULOS E AJUDA TERAPÊUTICA.




 DISTÚRBIO pode ser traduzida como "anormalidade patológica por alteração violenta na ordem natural". Assim, o distúrbio é uma disfunção no processo natural da aquisição de aprendizagem, ou seja, na seleção do estímulo, no processamento e no armazenamento da informação e, conseqüentemente, o problema aparece na emissão da resposta. É um problema em nível individual e orgânico, que resulta em déficits nas medidas das habilidades de linguagem: fala, leitura e escrita. É uma disfunção na região parietal (lateral) do cérebro, com falha na atenção sustentada, no processamento do estímulo e na resposta que é dada a ele, causando lentidão no processamento cognitivo e na leitura, sem comprometimento comportamental aparente.





Fonte:  Roneide

Nenhum comentário: