terça-feira, 2 de abril de 2013

O AUTISMO E A PSICOPEDAGOGIA

O AUTISMO E A PSICOPEDAGOGIA 


Autismo, uma síndrome antiga que nos últimos anos vem tomando proporção cada vez maior na mídia. Uma síndrome caracterizada pela dificuldade que a criança tem de estabelecer contato visual com o Outro. Algumas vezes demonstra isolamento do convívio social, com estereotipias características da síndrome. Vale lembrar que se trata de características especificas e é preciso ter bastante cuidado para não rotular uma criança que apresenta características isoladas. Somente assim estaremos evitando os estigmas e os rótulos desnecessários. Há a necessidade de não banalizar os casos, porem há também a responsabilidade de, diante de um caso, buscar recursos necessários para que a família possa ser orientada e a criança estimulada no seu desenvolvimento global, com competência e responsabilidade. Auxiliar a criança a lidar com as relações sociais é  uma das primeiras urgências. Orientamos aos pais que, diante de algumas suspeitas que a criança possa apresentar em relação ao autismo busquem o profissional Psicopedagogo para uma avaliação dentro do seu desenvolvimento infantil com o objetivo de auxiliar no seu desenvolvimento global e acompanhar seu desempenho escolar. Diante da suspeita de um quadro de autismo, orientamos que haja cautela, coerência e tranqüilidade, pois se a síndrome for trabalhada com responsabilidade as chances de a criança estabelecer uma relação social dentro da normalidade são bastante prováveis e livres de medicamentos. Somente entendendo e desvendando as limitações de cada criança  é que poderemos respeitá-las dentro de suas reais necessidades.  A ABPpSC – Associação Brasileira de Psicopedagogia de Santa Catarina conta com mais de 250 Psicopedagogos devidamente cadastrados em nosso site www.abppsc.com.br que podem auxiliar, orientar e acompanhar as crianças com a síndrome do autismo. 

Albertina de Mattos Chraim
Presidente da ABPpSC



         Autismo, uma síndrome antiga que nos últimos anos vem tomando proporção cada vez maior na mídia. Uma síndrome caracterizada pela... dificuldade que a criança tem de estabelecer contato visual com o Outro. Algumas vezes demonstra isolamento do convívio social, com estereotipias características da síndrome. Vale lembrar que se trata de características especificas e é preciso ter bastante cuidado para não rotular uma criança que apresenta características isoladas. Somente assim estaremos evitando os estigmas e os rótulos desnecessários. Há a necessidade de não banalizar os casos, porem há também a responsabilidade de, diante de um caso, buscar recursos necessários para que a família possa ser orientada e a criança estimulada no seu desenvolvimento global, com competência e responsabilidade.
          Auxiliar a criança a lidar com as relações sociais é uma das primeiras urgências. Orientamos aos pais que, diante de algumas suspeitas que a criança possa apresentar em relação ao autismo busquem o profissional Psicopedagogo para uma avaliação dentro do seu desenvolvimento infantil com o objetivo de auxiliar no seu desenvolvimento global e acompanhar seu desempenho escolar.       
           Diante da suspeita de um quadro de autismo, orientamos que haja cautela, coerência e tranqüilidade, pois se a síndrome for trabalhada com responsabilidade as chances de a criança estabelecer uma relação social dentro da normalidade são bastante prováveis e livres de medicamentos. Somente entendendo e desvendando as limitações de cada criança é que poderemos respeitá-las dentro de suas reais necessidades. (...)  

 Albertina de Mattos Chraim
Presidente da ABPpSC

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