terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial de Conscientização do AUTISMO



Autista é um ser isolado, que vive no seu mundo interior, tem dificuldades de se comunicar. Existe, indubitavelmente, uma falha no sistema cognitivo destas crianças, que faz com que o cérebro não tome conhecimento perfeito do que os seus órgãos do sentido captam. O primeiro passo é desenvolver este sistema cognitivo, estabelecer um canal de comunicação, abrir um elo entre o seu universo fechado e o exterior.
As chances de uma criança autista estabelecer uma boa comunicação com o mundo exterior dependem diretamente da idade em que é feito o diagnóstico e se inicie o trabalho, e da habilidade e dedicação do terapeuta. A intervenção deve ser precoce, pois hoje é sabido que o cérebro é particularmente maleável à aquisição de aptidões de comunicação durante os primeiros anos de vida. É entre um e cinco anos que o sistema cognitivo, com sua rede de neurônios cerebrais, se desenvolve mais aceleradamente.
A comunicação deve se iniciar com imagens, gestos, sinais, palavras e bastante explorado o contato físico, que recebe muita ênfase na terapia do abraço (holding therapy).
A Terapia Pedagógica ou educativa deve ser encarada como uma primeira opção.
Uma série de avaliações práticas evidenciaram que as crianças autistas não conseguem estruturar o mundo de uma forma adequada, e daí ser necessário lhes transmitir essa estruturação por pequenas etapas, num quadro de um programa educativo compensatório, que poderíamos designar de psicopedagogia interdisciplinar. Os únicos questionamentos se limitam, de um modo geral, às divergências nas técnicas e na aplicação.
A abordagem pedagógica depende muito do pragmatismo, espírito de criatividade, experiência e bom senso do educador, e deve ser complementada com o auxílio de recursos diversos como imagens, desenhos, pinturas, música, jogos, brinquedos especiais, atividades artísticas, manipulação com massas e, ultimamente, até trabalhos com computador. O importante é estimular a criança, dar-lhe atividades, tanto físicas quanto mentais, e não deixa-la se isolar e se afundar nas estereotipias, que acabarão por domina-la, atrofiando ainda mais o seu sistema cognitivo, caso não haja uma estimulação permanente.




Programação - Porto Alegre
01 de abril

9h - Evento do Brique da Redenção (Tendas, recreação infantil, distribuição de balões, cataventos e panfletos informativos, entre outras atividades)


11h30min - Caminhada organizada de conscientização, com início no Monumento ao Expedicionário, junto ao Brique da Redenção, onde as pessoas poderão vir com roupas na cor azul, cor alusiva ao autismo.

02 de abril


20h - Pocket Show na Usina do Gasômetro em homenagem ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", com a participação das Bandas "Papas da Língua" e "Chimarruts" e da dupla sertaneja "Edu e Renan". Abertura com a Banda "Ilusão de Ótica". Entrada Franca.


03 de abril

17h - Palestra com Dr. Carlos Gadia, intitulada "Autismo: Como chegamos até aqui e para onde vamos", na Assembleia Legislativa do RS, iniciativa do Deputado Alexandre Lindenmeyer.

20h30min - Concerto da OSPA em homenagem ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", no Salão de Atos da UFRGS.
04 de abril
22h - Jogadores do Sport Club Internacional entrarão com faixa alusiva ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", em jogo contra o Santos FC, no Gigante da Beira-Rio.

Será uma oportunidade para pais, familiares, amigos, profissionais, estudantes e demais interessados se unirem pela causa do Autismo

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
contato@autismoevida.org.br, no site http://www.autismoevida.org.br/ ou por meio do telefone 51-9335-4053.

Nenhum comentário: