segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FÉRIAS: CRIANÇA PRECISA BRINCAR



É por meio da brincadeira que a criança interpreta a realidade, executa sua fantasia e conhecimento,assimilando assim as aprendizagens necessárias para sua vida futura. É tambem na brincadeira que aprende a elaboração, negociação de regras de convivência e a representação de sentimentos e emoções. Ao brincar de casinha, escolinha , médico, dentista...ela representa e interpreta o mundo.
A criança, ao brincar, não só repete situações prazerosas como também elabora aquelas que lhe são traumáticas ou amedrontadoras. Nos momentos lúdicos e aparentemente simples é que surgem diálogos fantásticos. São nesses momentos de interação com a fantasia e a realidade que a criança "cresce" e desenvolve sua personalidade.
Se pensarmos que brincar é simplesmente bagunça, reduzimos a evolução psicossocial infantil a um simples passatempo desqualificando a criança, a pedagogia e a psicologia.
Brincar molda os sentimentos e orienta os afetos.
Existem brincadeiras para lidar com os medos, com a coragem, com o desconhecido... as brincadeiras de bicho papão, de super-herói, as de casinha, de pega-pega, de escolinha, de escritório, de lojinha e muitas outras. Há sempre um sentido para a criança e é maravilhoso quando são criadas condições para que elas brinquem livre e espontaneamente.
A escola oferece todas as facilidades para as brincadeiras, apesar de ensinar também tantas coisas sérias.É comum encontrar crianças com uma agenda sobrecarregada: escola, natação, informática, balé, judô, inglês...Tantos compromissos acabam gerando stresse. Criança também tem stresse! Ela precisa de um tempo de lazer, livre de tudo, para que possa descansar - o que para ela significa BRINCAR e repor as energias, preparando-se para o próximo ano letivo.

Até as férias, que antes eram feitas de brincar na praia e descansar, hoje em dia são recheadas de compromissos e corre-corre.
O importante é que tomemos consciência de que a fase de criança é curta e passa muito rápido, portanto, que nossos pequeninos possam curtir sua infância intensamente!

Nenhum momento melhor do que o tempo de FÉRIAS.
Portanto, deixe seus filhos à vontade nas férias para que brinquem livremente e o quanto desejarem.Deixe que corram, pulem, gritem, façam novas amizades e vivenciem novas aventuras infantis.
Não se preocupe com o horário para dormir, levantar, almoçar, jantar, dormir. Sair da rotina é gostoso, saudável e faz bem. Aproveite para curtir a companhia de seus filhos e amigos . Divirta-se observando suas brincadeiras, mas reserve um tempo para você. Afinal TODOS estão em férias!


Nenhum comentário: