Muitos professores ainda se questionam sobre a importância ou não, da memorização da tabuada.
Normalmente o que se decora acaba por ser esquecido, portanto, há um entendimento generalizado em dar prioridade à compreensão da tabuada em detrimento da sua memorização. A ideia que fica é que o aluno, em qualquer altura, consegue construir a tabuada não havendo portanto, a necessidade de a decorar.
No entanto, em níveis de escolaridade mais avançada os professores queixam-se dos alunos não saberem a tabuada. Esta situação impossibilita o desenvolvimento de outras técnicas de cálculo e exploração de novos conceitos matemáticos .
A questão da memorização, a meu ver, é uma atividade de especial importância na formação escolar e, cabe à escola desenvolver no aluno, de acordo com a sua forma de pensar, a capacidade em descobrir as melhores técnicas que facilitem a sua memorização.
Partindo-se do princípio que o aluno não tem dificuldade em saber a tabuada até ao cinco, toda a outra tabuada se torna muito fácil. Assim, qualquer aluno poderá confirmar, de forma autónoma, o produto de dois números maiores que cinco e de um só dígito.
Tomemos como exemplo o produto de 7 por 8 (7x8). Basta representar o sete numa mão e o oito na outra mão. Dado que as mãos têm apenas cinco dedos, então recorremos aos dedos dos pés para ajudar nessa representação. Assim, tendo cinco dedos nos pés mais 2 dedos levantados na mão, será uma forma de representar o sete. Seguindo a mesma técnica não há dificuldade em representar o oito - três dedos levantados na mão.
Agora, é só adicionar os dedos “levantados”, 2+3=5, e juntar à direita deste, o produto obtido pelos dedos “deitados”, 3x2=6. Obtém-se assim 56 o que corresponde ao produto pretendido: 7x8=56.
Creio que olhar mais vezes para as mãos, este algoritmo que parece ser complicado no início, poderá entrar na rotina e, para além de ajudar a memorizar a tabuada, é um exercício que também desenvolve a abstracção do aluno e consolida outros conhecimentos a favor de outras novas técnicas de cálculo mental.
Importante: Repare que a soma dos dedos “levantados” corresponde ao número de dezenas, e o produto dos dedos “deitados” corresponde ao número de unidades. Estes dois valores adicionados dão sempre o resultado pretendido. Faço este reparo para que saiba aplicar o algoritmo quando pretende determinar 6x6 ou 6x7.mãos:
dedos "levantados" : 1+1= 2
dedos "deitados" : 4x4= 1 6
ou seja: Dezenas(2 e 1) +unidades(6) = produto ( 6x6=36)
Fonte: Prof. J.Filipe (Portugal)
TABUADA DO 9:
Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Eis o resultado: 3 x 9 = 27!
12 comentários:
Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
http://crescerdatrabalho.blogspot.com/
Espero por vocês lá.
Beijos
Indiquei teu blog para uma amiga minha que é professora, ela adorou!
Oi.Ana...como vc pediu fiz um passeio pelo seu blog...achei muito interessante a TABUADA da Multiplicação dos dedinhos!!parabêns amiga seu blog é muito rico em conteudo,informação e conhecimento.bjs
Na tabuada do 6 ~da errado
por exemplo 6x7 = 42
mas nos dedos da 32
?
Boa noite! Tudo bem? Você tem algo sobre Tabuada Relâmpago? Tipo, como aplicar? Beijos!
Fantástica essa técnica da tabuada do nove, sucinta e eficaz!!! Parabens ao dono do site!!!
Antes de mais nada desculpem meu atraso em responder as mensagens...Piloto no Quebec...vc esqueceu que tens que somar 1 dezena 1+2=3,4X3=12 então:30+10+2=42
TABUADA RELÂMPAGO? Não tenho...apenas algumas sugestões de jogos com palitinhos de picolé para estudar e fixar a tabuada . Se vc quiser me passa teu email que envio p vc. Abraços a todos!!!
Olá Ana,
Amei seu blog,estou precisando ajudar minha filha Maria Clara que tem 10 anos e desde pequena percebo que ela tem dificuldades para se concentrar, sou professora de Geografia no ensino médio me dedico muito no que faço e cometi um pecado deixando o acompanhamentinha filha por conta dos outros, gostei das indicações de leitura e do seu blog em especial,estar
ei sempre por aqui, ainda bem que acordei e ainda é tempo.
Att.
Zaira Carvalho8@hotmail.com
Muito interessante tenho um método se interessar gostaria que escrevesse a parte teórica.
Para quem quiser utilizar, é muito eficiente na educação de jovens e adultos:
http://pt.scribd.com/doc/56160953/Multiplicacao-dinamizada
Att. Ojr Bentes
anna laura disse = quero muito apreder, estudo isto todo dia matematica e muito legal. isto tambem e muito legal
Oi, tenho um filho de 8 anos de idade e está com muitas dificuldades na tabuada, por favor preciso de ajuda: como fazer ele memorizála? Meu e-mail janepaixao@gmail.com.
Gostaria de parabenizá-la pela inovação. Há tempos procuro algo assim para trabalhar a tabuada.
Tenho um neto que tem Def de atenção como facf para ensinar a tabuada pra ele
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