sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A QUESTÃO DO TEMPO




O aprender está relacionado à essência do "estar vivo", ou seja, estar interagindo como aprendente. A aprendizagem não é um amontoado sucessivo de coisas que vão se reunindo. Consiste numa cadeia complexa de saltos qualitativos.
Portanto, a sociedade do conhecimento é chamada assim, porque o conhecimento não são simples dados digitalizados; é e será o recurso humano, econômico e sócio-cultural mais determinante na nova fase da história humana.
A sociedade aprendente pretende inculcar que a sociedade inteira deve entrar em estado de aprendizagem e transformar-se numa rede de ecologias cognitivas.
Para Hugo Assmann, no atual estado de pesquisas, "ninguém ainda sabe exatamente o que acontece num sistema complexo como o cérebro humano quando ocorre a aprendizagem."
Quanto ao tempo, este é oscilatório em seu próprio fluxo, sendo o prazer do cérebro/mente um acontecimento que se dá quando o tempo do eu e o tempo do ambiente/universo se encontram.
A dimensão temporal do processo de aprendizagem não se refere apenas ao tempo cronológico/(horários) mas a uma pluralidade de tempos que estão em jogo, conjuntamente, na educação:
horário escolar,
tempo da informação instrucional,
tempo da apropriação personalizada de conehcimentos,
tempo de leitura e estudo,
tempo de autoexpressão construtiva,
tempo do erro comom parte da conjectura e da busca,
tempo da inovação curricular criativa,
tempo de gestos e interações,
tempo do brinquedo e do jogo,
tempo para desenvolver a autoestima,
tempo de dizer sim a vida,
tempo de organizar esperanças.
A interpenetração do tempo cronológico com o tempo vivo é uma tarefa sumamente exigente. Há os tempos compactados das novas tecnologias da informação e da comunicação, que convergem para o minguado tempo da sala de aula.
Na sala de aula ou em outro espaço, como o clínico, o que mais importa são os tempos subjetivos, isto é, a temporalidade histórica dos sujeitos aprendentes. O tempo vivo é a propriedade na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem.

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