quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Temple Grandin - O Mundo necessita de todos os tipos de mentes


http://www.ted.com/talks/lang/por_br/temple_grandin_the_world_needs_all_kinds_of_minds.html



Temple Grandin, diagnosticada com autismo na infância, fala sobre como a sua mente funciona -- compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais e todos os tipos de crianças espertas e inteligentes.


Assista ao filme...UMA AULA SOBRE SUPERAÇÃO E UM ALERTA AOS NOSSOS PROFESSORES


Sinopse: Como o título adianta, o longa mostra a vida Temple Grandin, a qual conseguiu superar as dificuldades impostas pelo seu autismo (como pensar em ‘imagens’ e conectá-las) até tornar-se especialista altamente reconhecida no manejo de animais para o abate, além de responsável pelo avanço nos estudos relativos à sua condição. A história acompanha desde o período no qual estava prestes a ir para a universidade (no qual conhece a sua tia Anne e o professor Carlock, duas figuras importantes em sua trajetória) até o reconhecimento nacional de seu trabalho. O roteiro de Christopher Monger e Merritt Johnson (baseado nos livros de Grandin) também chama a atenção ao mostrar a peculiar relação com sua mãe, aqui vivida por Julia Ormond em performance discreta e eficiente.

Um comentário:

Blog da Verinha disse...

Olá. Assisti ao filme dias atrás. No começo,apenas pelo fato de em 2010, ter tido um aluno com suspeita de autismo. Mas à medida em que avançava, fui ficando cada vez mais interessada e curiosa para ver o que aconteceria.
Amei, adorei!!Com certeza, se encontrar em alguma locadora, ou mesmo conseguir baixá-lo, vou sugerir como tema para reuniões da escola. Outro filme que já devo ter assistido uma "7" vezes (sério), é FRONT OF THE CLASS (Primeiro da Classe). Mas também não consigo encontrá-lo,só na tv.
Um abraço p/ vc e um feliz 2011.