terça-feira, 20 de janeiro de 2009

AMIZADE NA INFÂNCIA




A amizade tem um papel muito importante na vida das pessoas, são laços de afeto que nos sustentam a vida inteira. Laços estes, que nos permitem conforto nos momentos tristes, dividindo nossas alegrias, aprendendo o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade. A infância é um momento onde isso pode ser descoberto, através das brincadeiras de bonecas, pega-pega, jogos de vôlei, futebol.

Essas relações proporcionam à criança a descoberta de muitos aspectos sobre a convivência em grupo, como por exemplo, a percepção de estar junto com o outro, o respeito, a questão do limite, uma vez que para se relacionar é necessário seguir algumas regras.

O relacionamento nesta fase é um aprendizado, pois a criança adquire um conhecimento melhor de si mesma e do mundo. É um aprendizado construído na proporção que a criança amadurece.

Equipe Brasil Escola

Sugestão aos pais: Acompanhem as amizades de seus filhos. Participem juntamente com eles sempre que possível. O diálogo e os bons conselhos ajudam na construção da convivência e do respeito às diferenças. Seja AMIGO dos AMIGOS de seus filhos. Confiar é crescer com responsabilidade! É criar um referencial de boas atitudes que servirão como base para o desenvolvimento de futuros valores .

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professora Ana.
Dei uma olhada nesse blog tão especial.
Interativo e inteligente, Parabéns!
Professora Ana. Quanta sabedoria.
Sua experiência enriquece o aproveitamento dessas crianças “especiais”
Seu carinho é importante é muito importante para elas.
E, esse seu relacionamento, seu engajamento com essas crianças excepcionais, são de grande valia para seu cotidiano.
Parabéns!
Professora Ana.
Que Deus lhe conceda toda felicidade merecida.
Um Abraço.

S.A.I.

*Lua* disse...

Realmente as amizades representam aprendizado no decorrer da vida e acho que talvez isso é que as faz tão importantes...

Cristiane Marino disse...

Olá Ana

Ótima dica amiga! seu blog está cada dia mais surpreendente, você tem a sensibilidade de escolher temas profundos a comentar aqui.
Ficar de olho nas amizades dos filhos faz toda diferença na vida das crianças, posso dizer por experiência própria. Meus irmãos tiveram sérios problemas por amizades não confiáveis!
(Vc pegou o selinho no meu blog?)
Bjos Cris